Puressence surgiu no começo dos anos 90, segundo uma história não oficial, a banda nasceu a caminho de um show do Stone Roses... bom, pelo menos bom gosto já tinham.
Mas o Curioso nessa formação, é que o guitarrista Neil McDonald era o único membro com algum conhecimento musical, o baixista e o baterista Kevin Matthews e Anthony Szuminski não tinham, logo James Mudriczki é convidado, enfim, um pouco mais de conhecimento entrou, dando assim a formação original da banda.
O Álbum de estréia, auto intitulado (nome da banda), lançado em 1995 chegou a ser comparado com o “The Bands” do Radiohead, claro que antes de 1995 lançaram alguns Eps, mas tudo começou a funcionar mesmo com o disco citado de estréia.
Em 2007 chegou-se a especular o fim da banda, mas isso caiu por terra depois do lançamento do álbum “Don’t Forget Remember”, aliás um disco que mostra como os rapazes amadureceram musicalmente.
O Puressence é uma banda que não emplacou, mas têm seus fãs na Europa, conseguem encher casas na Inglaterra com facilidade, mas longe de ser como os grandes do circuito comercial. E, mesmo não estando entre os grandes, Puressence têm grande qualidade. Melancolia, distorções esquisitas e com letras tristes, a banda merece uma fração do seu tempo para ser melhor conhecida.
Albuns: 1996 – “Puressence”, 1998 – “Only Forever”, 2002 - Planet Helpless e 2007 - Don’t Forget to Remember
Para degustar, vou deixar aqui uma música do último album, “Bitter Pill”
Saudações;
Aleandro S.