quarta-feira, 21 de abril de 2010

CINERAMA - O amor cons(DES)trói


Cinerema nasce no amor de David Gedge, até então, líder da banda The Wedding Present e Sally Murrel (sua namorada). David Gedge tinha com The W. Present já o respeito da mídia britânica e o carinho dos fãs e mesmo assim criou um intervalo para a Banda e fez brotar o Cinerama, um projeto que nasce do amor de um casal que é conduzido lindamente por ambos, o detalhe fica para a melancolia, as fortes guitarras e o back vocals de Sally que dá um brilho todo especial para as canções. Nasce aqui os álbuns “Va Va Voom – 1998”, “Disco Volante – 2000”, “Torino – 2002” e “Get Up and Go - 2004” além de 11 EPs . Mas como na maioria das vezes, o amor tem um fim, o namoro de David e Sally é interrompido por Sally, com isso encerra também o projeto Cinerama. David Gedge ressurge em cena com o The Wedding Present, mas com a mesma formação do Cinerama, claro que sem Sally. O resultado daí pra frente é um mix das duas bandas, com letras melancólicas e apaixonadas. Não vou entrar em detalhes agora no The Wedding Present, vou preparar um post especial para falar dessa outra magnífica banda, mas já fica aqui a dica, vale a pena conferir os dois projetos.Separei uma música “Careless” do “Torino” de 2002. Apenas a título de curiosidade, Sally é a gata loira que aparece tocando teclado nesse vídeo.


Saudações!



Aleandro S.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Sweet 75


Sweet 75 surgiu de uma inusitada parceria do ex baixista do Nirvana, Krist Novoselic e de Yva Las Vegas, cantora Venezuelana, que se apresentava em bares em Seatle interpretando e tocando músicas tradicionais latinas. Novoselic desta vez na guitarra e Yva no baixo e vocais.
A dupla surgiu logo após a morte de Kurt Cobain e após dois anos, em 1997 lançou seu primeiro e único álbum em um cenário meio pós-grunge por assim dizer, pois é perceptível a influência das bandas daquela época, inclusive do Nirvana, o que no meu modo de ver não seria novidade já que grande parte dessa influência viria de Novoselic.
Mas apesar dessas influências a banda tem uma pegada original, principalmente pelo vocal conciso e por um certo toque latino nas músicas, inclusive algumas delas em espanhol. Em certos momentos a banda soa um pouco mais comercial e em outros mais alternativa.
Apesar do álbum não ter tido uma grande divulgação e que em razão disso passou meio despercebido, principalmente aqui no Brasil, ele é no mínimo interessante (eu particularmente gosto dele de ponta a ponta). Vale o investimento, se vc acha-lo para comprar.
A dupla se desfez um ano após o lançamento do álbum.
Ouçam a música Red Dress, na minha opinião uma das mais legais.


Até a próxima!

Eduardo F.