segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Underground Brasil - IV - ( AUTORAMAS )




Autoramas começa com Gabriel Thomaz (guitarra e vocais) que, após se tornar conhecido com seu grupo Little Quail and The Mad Birds, passou a fazer sucesso como compositor de hits de bandas como Raimundos e Ultraje a Rigor (para refrescar a memória, O Little Quail é banda da famosa música “1, 2, 3, 4.”).
Enfim, um belo dia Gabriel decidiu mudar-se para Rio de Janeiro e convida seus amigos Nervoso (bateria) e Simone (baixo) para fazer um som batizado em português como "Rock para Dançar", uma mistura da surf music dos anos 60 com a new wave dos anos 80, mais influências de rockabilly, Jovem Guarda e a energia do punk rock, com guitarras com timbres marcantes, baixo distorcido e batidas dançantes.
Em 1998 o baterista Bacalhau entra no lugar de Nervoso, e o grupo faz sua primeira apresentação ao vivo. Em 2000 sai o primeiro CD, Stress, Depressão & Síndrome do Pânico, produzido por Carlo Bartolini e lançado pelo selo independente Astronauta Discos, com distribuição da multinacional Universal Music. Desse CD saíram músicas como "Fale Mal de Mim" e "Carinha Triste", veiculadas pelas rádios do Brasil inteiro e pela MTV, rendendo uma turnê que foi do Rio Grande do Sul ao Amapá em mais de 80 shows, incluindo uma apresentação no Rock In Rio III.
O Autoramas é bem conhecido na America do Sul, fez muitos shows no citado hemisfério. Já tive oportunidade de conferir ao vivo e sem dúvida a banda leva muita energia que vale demais a pena conferir. Autoramas é mais uma das bandas que botam a cabeça pra fora do underground e conquistaram o respeito que merecem, não estão no topo das paradas, mas são muito mais que B Side.
Uma curiosidade a respeito da banda: “Hotel Cervantes”, música do álbum “Teletransporte” segundo a banda, é influenciada por conta do apreço que o grupo tem por Quentin Tarantino, e de fato, essa música lembra muito “Misirlou” de Dick Dale, tema de Pulp Fiction que foi “destruída” na versão de um conjunto pop americano.

Curiosidades a parte, a banda sofre a última alteração em 2008, Selma deixa a banda e entra Flávia Couri no seu lugar.

Discografia: 2000 – Stress, Depressão & Síndrome do Pânico, 2001 – Vida Real, 2003 – Nada Pode Parar Os Autoramas, 2007 – Teletransporte, 2009 – MTV Apresenta Autoramas Desplugado, 2011 – Música Crocante.
Deixo aqui dois sons, ambos caracterizam bem o estilo da banda, “Fale mal de mim” do álbum “Rrrrrrrrock“ e a citada no artigo "Hotel Cervantes" do álbum "Teletransporte", ouvindo com calma, pense depois se não rolaria fácil como trilha sonora de algum filme de Quentin Tarantino, hehehe.

Até a próxima.
Aleandro St.



Nenhum comentário:

Postar um comentário